Concretismo
Concretismo foi um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois na poesia e nas artes plásticas. Defendia a racionalidade e rejeitava o Expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
Em épocas passadas, quando o homem vivia em contato com a natureza, e quando ele mesmo era mais natural que hoje, exprimia seu pensamento com traços, combinações repetitivas e desenhos geométricos, que para ele simbolizava algo. Em geral, assim foi no inicio das civilizações, como podemos comprovar se observarmos os desenhos na arte cerâmica e nos outros utensílios de nossos índios.
O homem foi desenvolvendo o interesse por representar o mundo visível,imitando a natureza, e durante séculos este sistema foi sendo aperfeiçoado e adotado, principalmente na Arte Ocidental.Esculturas, pinturas e gravuras, deviam ser imagens da realidade.
Para melhor entendimento da arte abstrata há duas tendências principais: uma mais lírica, subjetiva e espiritual e outra mais intelectual, da regra, da geometria, embora as duas tem em comum uma raiz idealista e mística.
Características do CONCRETISMO:
§ Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
§ União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;
§ Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
§ Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;
§ Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960);
§ Elaboração artística em busca da forma precisa;
Principais artistas e obras do CONCRETISMO:
Obras:
§ Galáxias (1963) de Haroldo de Campos
§ Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari (1965)
§ Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto de Campos
Artista:
LUIZ SACILOTTO (1924-2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário