- Início: 1580 – Portugal se submete ao domínio espanhol.
- Término: 1756 – início do Arcadismo
Damos o nome de Barroco o movimento artístico que predominou do final do Séc. XVI até meados do Séc.XVIII,época em que o grande acontecimento na Europa foi o movimento da contra-reforma. Na literatura, o Barroco se contrapôs à sobriedade e ao racionalismo dos escritores do Classicismo, predominante no Séc.XVI. Esse estilo de época refletiu o panorama político,econômico e religioso da Europa. O capitalismo mercantil estava no seu auge.
Lutero e Calvino lideravam a Reforma e a Igreja Católica,através do Concílio de Trento (1545) , iniciava a Contra-Reforma, um movimento cujo objetivo era o de restaurar a autoridade católica. O objetivo do Concílio de Trento era definir estratégias para conter a expansão do protestantino.
Assim, ao mesmo tempo, em que assistimos à vitória do capitalismo mercantil em países como Holanda, Inglaterra e França, em outros como Espanha e Portugal, vemos a ação da Igreja Católica buscando um retorno à religiosidade medieval, estilo barroco na Espanha, na Itália e em Portugal. O Barroco seria, portanto, a expressão, nas artes, da profunda crise em expansão e os valores medievais defendidos pelo clero e pela nobreza.
Em Portugal, Luís Vaz de Camões morria em 1580 e o rei D. Sebastião, a quem ele dedicara Os Lusíadas, desaparecia na guerra de Alcácer Quibir, deixando Portugal sob o domínio da Espanha. A companhia de Jesus, fundada em 1534, agora dominava o ensino e combatia o paganismo e o racionalismo renascentista. O tribunal da Inquisição emitia listas de obras proibidas, entre as quais algumas de Gil Vicente e de Sá de Miranda.
Os Séc. XVI e XVII foram um tempo de conflitos, lutas e contradições de toda ordem. O homem da época buscava uma síntese entre a razão e fé, espírito e matéria, corpo e alma. Esse contexto acabou por se refletir na literatura. Não é por acaso que a antítese foi figura de linguagem mais usada pelos barrocos, pois traduzia o dualismo dos artistas da época. O barroco apresentava duas características marcantes em suas obras: o CULTISMO e o CONCEPTISMO.
- Cultismo: consistia no emprego dos excessos, do adorno frasal, das metáforas, antíteses e hipérboles arrojadas, relevando maior, premissa menor e conclusão.
- Conceptismo: dizia respeito ao conteúdo, caracterizado pelo uso de expressões sutis, silogismos especiais, com premissa maior, premissa menos e conclusão.
- As principais características da LITERATURA BARROCA são:
- Culto do contraste – contraposição de temas, de asuntos de motivos e de elementos expressivos, tais como a oposição entre a vida terrena e a vida eterna, espiritualidade e materialidade etc;
- Verbalismo – uso exagerado de imagens, de figuras de sintaxe, de metáforas difícieis e de floreios literários;
- Religiosidade – freqüência de assuntos envolvendo a problemática religiosa da época;
- Sensualismo – contraposição à características anterior, ênfase aos aspectos táteis, visuais sensitivos, tanto em relação à natureza quanto ao corpo humano;
- Pessimismo – nascido da oposição entre o corpo e alma, eu e o mundo, catolicismo e protestantismo, Reforma e Contra-Reforma;
- Culto da solidão – artista é um ser especial, que e isola num mundo particular. Com esta características, o Barroco está na raiz do futuro movimento romântico.
- Consciência da transitoriedade da vida – idéia de que o tempo tudo consome, tudo leva consigo, conduzindo irrevogavelmente à morte, reafirma os ideais de humildade e desvalorização dos bens materiais;
- Preocupação constante com a morte – a mesma preocupação que havia na Idade Média.
- Tensão emocional – o homem já não se orienta pela razão, mas por sentimentos intensos e emoções violentas.
- Frases interrogativas – que refletem dúvidas e incertezas;
- Cultismo – é o jogo de palavras, estilo trabalhado, uso de hipérboles e hipérbatos;
- Conceptismo – é o jogo de idéias ou conceitos de conformidade com a técnica de argumentação. É comum o uso de antíteses, paradoxos ou juízos contrários ao senso comum.
- Fusionismo – é a fusão de duas visões antagônicas, a medieval e a renascentista, racional e irracional, fé e razão, diálogo do homem com Deus;
- Predomínio de figuras como a metáfora, a antítese, o paradoxo, a hipérbole, o hipérbato.
- Carpe Diem, estoicismo epicurismo.
- Principais representantes: Entre os principais representantes do Barroco Literário português podemos citar
- Padre Antônio Vieira
- Frei Luís de Sousa
- Padre Manuel Bernardes(Retrato)
- Sóror Mariana Alcoforado (Cartas Portuguesas )
- D. Francisco Manuel de Melo (Cartas de Guia dos Casados); Obras métricas, Auto do Fidalgo aprendiz.
- Artes Barrocas: Na pintura, é clara a influência do conflito entre a razão e fé. As obras de arte demonstram essa dualidade através do uso de contrastes, como claro e escuro, luz e sombra, além da exploração das idéias de profundide e de intensidade dramática. Na arquitetura, o estilo é retorcido, cheio de detalhes, exagerado, refletindo o próprio conflito vivido pelo homem desta época. Arte renascentista, baseada no equilíbrio, dá lugar a uma arte mais intensa, emocional, envolvente, que expressa as emoções de forma passional.
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