Arte Colonial
Após a chegada de Cabral ao Brasil, Portugal tomou posso do território brasileiro e transformou em colônia.
Primeiramente, foram construídas as feitorias, que eram construções muito simples com cerca de pau-a-pique ao redor porque os portugueses temiam ser atacados pelo índios, preocupado com a invasão de outros povos o rei de Portugal mandou 1530 tropas em comandada por Martim Afonso de Sousa para dar início a colonização 1532 instalou o primeiro engenho de açúcar, iniciando-se o plantio de cana-de-açúcar, que se tornaria a principal fonte de riqueza produzida no Brasil.
Arquitetura
A arquitetura era bastante simples, sempre com estruturas retangulares e cobertura de palha sustentada por estruturas de madeira roliça inclinada.
Com essa evolução começam a aparecer as capelas, os centros das vilas, dirigidas por missionários jesuítas. Nas capelas há crucifixo, a imagem de Nossa Senhora e a de algum santo, trazidos de Portugal. Com o tempo os tejupares melhoram e passam os colonizadores a construir casas de taipa.
A igreja de Jesus de Roma (autor: Vignola) e a igreja de São Roque de Lisboa, ambas de padres jesuítas.
Algumas das características de construções de taipas:
§ Muralha ao redor de Salvador, construída por Tomé de Sousa;
§ Igreja Matriz de Cananéia;
§ Vila inteira de São Vicente, destruída por um maremoto e reconstruída entre 1542 e 1545;
§ Engenhos de cana-de-açúcar
§ Casa da Companhia de Jesus, que deu origem à cidade de São Paulo;
TAIPA
Construção feita de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Para que o barro tivesse maior consistência a melhor resistência à chuva, ele era misturado com sangue de boi e óleo de peixe.
Construção feita de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Para que o barro tivesse maior consistência a melhor resistência à chuva, ele era misturado com sangue de boi e óleo de peixe.
Elas podem ser feitas com técnicas diferentes:
Taipa de pilão, de origem árabe, consiste em comprimir a terra em formas de madeira, formando um caixão, onde o material a ser socado ia disposto em camadas de 15 cm aproximadamente.
Taipa de mão ou pau-a-pique que caracterizam-se por uma trama de paus verticais e horizontais, eqüidistantes, e alternadamente dispostos.
ESCULTURA
Os jesuítas ensinaram aos índios e negros o alfabeto, a religião e a trabalhar o barro, a madeira e a pedra.
O índio é muito hábil na imitação, mas, também muito primário e rústico na execução e o homem negro é mais fácil para se adaptar e é exuberante no desenho,na arte e no talhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário