terça-feira, dezembro 21, 2010
Exercício de Publicidade / Relatório
Publicidade foi um dos exericios que mais curti durante as oficinas da tarde ,pois foi onde entro a COMPUTAÇÃO GRÁFICA pois ai que a gente mostrou o que estamos aprendendo isto foi muito bom ,porque não só participamos mas como demostramos o que a AULA do MESTRE-Cabelo está nos ensinando cada dia mais o que é realmente a COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Com este trabalho de tratamento de imagens consigo demostrar o meu aprendizado nas aulas de CG e assim foi o tratamento das imagens no vídeo "Os olhos que ouvem" G2 e para demostrar o que o mestre está nos ensinando quero mais trabalhos assim para que possamos SALVAR o vídeo.
E assim foi o trabalho do CG no exercício da publicidade , pois com a ajuda de pessoas do G2 que são de CG foi feito o tratamento das imagens.
É isto aee galera logo postarei o vídeo que foi tratado.
Vlw , Falow
Com este trabalho de tratamento de imagens consigo demostrar o meu aprendizado nas aulas de CG e assim foi o tratamento das imagens no vídeo "Os olhos que ouvem" G2 e para demostrar o que o mestre está nos ensinando quero mais trabalhos assim para que possamos SALVAR o vídeo.
E assim foi o trabalho do CG no exercício da publicidade , pois com a ajuda de pessoas do G2 que são de CG foi feito o tratamento das imagens.
É isto aee galera logo postarei o vídeo que foi tratado.
Vlw , Falow
quinta-feira, dezembro 16, 2010
quarta-feira, dezembro 01, 2010
MASP 16/11
Fomos ao Masp para visualizar obras de autores de vários tipos de movimentos artistícos, e com isso vimos a perspectiva dos quadros : a textura ,a pintura ,a expressão que as imagens nos passa. Algumas imagens já conseguimos perceber qual era o movimento , pela expressão que nos passava e isto é muito bom a gente perceber quem é que fez ,o que nos passa e para isto eu consegui entender os movimentos como e quando foi que ocorreu e pelo que eu pesquisei sobre os movimentos consegui interpretar a informação que a obra transmitia. É isso ae foi uma boa experiência pois nunca tinha conhecido o MASP pois só ouvia falar ,e quando conheci gostei muito foi bacana e espero conhecer outros lugares como este. Conhecer o MASP ( TERÇA-FEIRA 16/11,chegada ao MASP 10:00 hs saída 12:00).
segunda-feira, novembro 29, 2010
terça-feira, novembro 23, 2010
Arte Colonial
Arte Colonial
Após a chegada de Cabral ao Brasil, Portugal tomou posso do território brasileiro e transformou em colônia.
Primeiramente, foram construídas as feitorias, que eram construções muito simples com cerca de pau-a-pique ao redor porque os portugueses temiam ser atacados pelo índios, preocupado com a invasão de outros povos o rei de Portugal mandou 1530 tropas em comandada por Martim Afonso de Sousa para dar início a colonização 1532 instalou o primeiro engenho de açúcar, iniciando-se o plantio de cana-de-açúcar, que se tornaria a principal fonte de riqueza produzida no Brasil.
Arquitetura
A arquitetura era bastante simples, sempre com estruturas retangulares e cobertura de palha sustentada por estruturas de madeira roliça inclinada.
Com essa evolução começam a aparecer as capelas, os centros das vilas, dirigidas por missionários jesuítas. Nas capelas há crucifixo, a imagem de Nossa Senhora e a de algum santo, trazidos de Portugal. Com o tempo os tejupares melhoram e passam os colonizadores a construir casas de taipa.
A igreja de Jesus de Roma (autor: Vignola) e a igreja de São Roque de Lisboa, ambas de padres jesuítas.
Algumas das características de construções de taipas:
§ Muralha ao redor de Salvador, construída por Tomé de Sousa;
§ Igreja Matriz de Cananéia;
§ Vila inteira de São Vicente, destruída por um maremoto e reconstruída entre 1542 e 1545;
§ Engenhos de cana-de-açúcar
§ Casa da Companhia de Jesus, que deu origem à cidade de São Paulo;
TAIPA
Construção feita de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Para que o barro tivesse maior consistência a melhor resistência à chuva, ele era misturado com sangue de boi e óleo de peixe.
Construção feita de varas, galhos, cipós entrelaçados e cobertos com barro. Para que o barro tivesse maior consistência a melhor resistência à chuva, ele era misturado com sangue de boi e óleo de peixe.
Elas podem ser feitas com técnicas diferentes:
Taipa de pilão, de origem árabe, consiste em comprimir a terra em formas de madeira, formando um caixão, onde o material a ser socado ia disposto em camadas de 15 cm aproximadamente.
Taipa de mão ou pau-a-pique que caracterizam-se por uma trama de paus verticais e horizontais, eqüidistantes, e alternadamente dispostos.
ESCULTURA
Os jesuítas ensinaram aos índios e negros o alfabeto, a religião e a trabalhar o barro, a madeira e a pedra.
O índio é muito hábil na imitação, mas, também muito primário e rústico na execução e o homem negro é mais fácil para se adaptar e é exuberante no desenho,na arte e no talhe.
Pop Arte
Pop Arte
Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.
NO BRASIL
A década de 60 foi de grande efervescência para as artes plásticas no pais. Os artistas brasileiros também assimilaram os expedientes da pop art como o uso das impressões em silkscreen e as referências aos gibis. Dentre os principais artistas estão Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende, De Tozzi, Aguilar e Antonio Henrique Amaral.
A obra de Andy Warhol expunha uma visão irônica da cultura de massa. No Brasil, seu espírito foi subvertido, pois, nosso pop usou da mesma linguagem, mas transformou-a em instrumento de denúncia política e social.
Características:
· Associado ao comum e vulgar;
· Histórias em Quadrinhos;
· As figuras da sociedade;
· Produtos do Supermercado;
· As sinalizações urbanas de trânsito;
· Publicidade;
· Desing das logomarcas.
· Andy Warhol (1927-1987)
· Georg Segall (1924-2000)
· Roy Lichtenstein (1923-1997);
Surrealismo
Surrealismo
O surrealismo é um movimento onde expressa a arte como algo surreal,fora da realidade muito fantasioso,representa correntes artísticas como algo irracional ou subconsciente bem parecido com o Dadaísmo.Este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico, os surrealistas fazem do mundo real um mundo irreal pois a emoção mais profunda do ser eles se expressão de forma fantasiosa, no ponto onde a razão humana perde o controle.
A publicação do Manifesto do Surrealismo ficou historicamente marcado pelo nascimento do movimento e neles propunham-se os sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística e era preciso que o homem tivesse uma visão totalmente introspectiva de si mesmo e encontrasse esse ponto do espírito no qual a realidade interna e externa são percebidas totalmente isentas de contradições. A livre associação e a análise dos sonhos,alguns procedimentos básicos do surrealismo ou seja qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle, os surrealistas tentavam plasmar, seja por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova.Os surrealistas queria mostrar um outro tipo de realidade como se as coisas fossem algo do subconsciente e do inconsciente.A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais.
Características do SURREALISMO:
§ Pintura com elementos surreais;
§ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente) ;
§ Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário ;
§ Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas ;
§ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia;
Principais artistas do SURREALISMO:
Salvador Dali
Concretismo
Concretismo
Concretismo foi um movimento vanguardista surgido em 1950, inicialmente na música e depois na poesia e nas artes plásticas. Defendia a racionalidade e rejeitava o Expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
Em épocas passadas, quando o homem vivia em contato com a natureza, e quando ele mesmo era mais natural que hoje, exprimia seu pensamento com traços, combinações repetitivas e desenhos geométricos, que para ele simbolizava algo. Em geral, assim foi no inicio das civilizações, como podemos comprovar se observarmos os desenhos na arte cerâmica e nos outros utensílios de nossos índios.
O homem foi desenvolvendo o interesse por representar o mundo visível,imitando a natureza, e durante séculos este sistema foi sendo aperfeiçoado e adotado, principalmente na Arte Ocidental.Esculturas, pinturas e gravuras, deviam ser imagens da realidade.
Para melhor entendimento da arte abstrata há duas tendências principais: uma mais lírica, subjetiva e espiritual e outra mais intelectual, da regra, da geometria, embora as duas tem em comum uma raiz idealista e mística.
Características do CONCRETISMO:
§ Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência;
§ União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;
§ Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.
§ Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;
§ Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 1960);
§ Elaboração artística em busca da forma precisa;
Principais artistas e obras do CONCRETISMO:
Obras:
§ Galáxias (1963) de Haroldo de Campos
§ Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari (1965)
§ Poetamenos (1953) e Pop-cretos (1964) de Augusto de Campos
Artista:
LUIZ SACILOTTO (1924-2003)
sexta-feira, novembro 12, 2010
Cubismo/Idade Contemporânea
Cubismo
O Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza ; de fato, a transformava. Preservavam-se as referências exteriores que as identificavam como árvore ou fruta, adquiriam outra substância: eram seres do mundo pictórico e não do mundo natural. Por isso, é correto dizer que Cézanne pintava numa zona limite, na fronteira da natureza e da arte.
Este estilo rompeu com os elementos artísticos tradicionais ao apresentar diversos pontos de vista em uma mesma obra de arte. As formas geométricas são utilizadas muitas vezes para representar figuras humanas. Recortes de jornais, revistas e fotos são recursos utilizados neste período
Características:
- geometrização das formas e volumes
- renúncia à perspectiva
- o claro-escuro perde sua função
- representação do volume colorido sobre superfícies planas
- sensação de pintura escultórica
- cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave
O cubismo se divide em duas fases:
- Cubismo Analítico - (1909) caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela. Essa fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.
- Cubismo Sintético - (1911) reagindo à excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas. Essa inovação pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Principais artistas:
- Pablo Picasso
- Georges Braque
- Juan Gris
- Fernand Léger
- Robert Delaunay
Dos artistas brasileiros destacamos:- Tarsila do Amaral
- Rego Monteiro
Expressionismo/Idade Contemporânea
Expressionismo
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanhaentre 1905 e 1930.
Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanhaentre 1905 e 1930.
Duas características principais do expressionismo:
- A reação contra o passado, o expressionismo não reage apenas contra este ou aquele movimento, contra o naturalismo ou os vários movimentos vigentes na Alemanha na época, mas reage, sem mais, contra todo o passado; é o primeiro movimento cultural que deve ser compreendido, antes de mais nada, por uma rebelião contra a totalidade dos padrões, dos valores do ocidente. A arte cessa de gravitar em torno de valores absolutos.
- Sem duvida temos uma filiação do expressionismo com o romantismo. A diferença fundamental é que no expressionismo o confessado não é de ninguém , o autobiográfico não tem rosto, a arte não manifesta a subjetividade de um Beethoven, pois, bem ao contrario, diz algo que em última análise releva do impessoal.
Principais Artistas expressionistas:
Paul Cézanne (1839-1906)
Vicent Van Gogh (1853-1890)
Toulouse-Lautrec (1864-1901)
Munch (1863-1944)
Kirchner (1880-1938)
Impressionismo/Idade Contemporânea
Impressionismo
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.
Principais características da pintura:
-As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
-As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
-Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
-A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
-As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
-As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
-As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
-Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
-A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
-As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
Principais Caracteristicas:
- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;
- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;
- Valorização da decomposição das cores;
- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;
- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
-Composições que buscam retratar imagens;
- Títulos de peças que remetem a paisagens naturais;
- Melodias sensuais e etéreas.
Principais artistas:
Claude Monet
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Obras Destacadas: Mulheres no Jardim e a Catedral de Rouen em Pleno Sol.
Edgar Decas
Realismo/Idade Contemporânea
Realismo
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade ( ou o que é real de fato ).Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas podendo ocorrer em qualquer tempo da história.
Contexto histórico e social
O realismo desenvolveu-se na segunda metade do Séc.XIX,quando o mundo toma conhecimento de doutrinas filosóficas e cientifícas,abalando o pensamento humano.
A Revolução Industrial entra em uma nova fase, em que se intensifica a utilização do petróleo,do aço da eletricidade,exigindo a criação de tecnologias que implementam as indústrias,levando-as a produzir mais e melhor.O trabalho se torna cada vez mais oprimido e marginalizado,não conseguindo partilhar o progresso que ajuda a produzir.Em Portugal,representou uma tentativa de livrar o país da mentalidade Romântico-cristã e elevá-lo a “modernidade”por meio do contato com as novas idéias filosóficas e científicas ( Positivismo, Determinismo , Evolucionismo )que circulavam na Europa.
No Brasil
Sob a direção intelectual de Tobias Barreto,forma-se em Recife um grupo de jovens estudantes que se dedicaram a atualização do pensamento científico e social brasileiro. É a chamada “ Escola de Recife”.
Em 1888 aprova-se a Lei Áurea,declarando extinta a escravidão do Brasil.
Em 1889 ocorre a Proclamação da República.
Em 1897 o arraial de Canudos é arrasado.E também no mesmo ano é fundada a Academia Brasileira de Letras, e Machado de Assis se torna seu presidente.
Em Portugal
O Realismo em Portugal teve como marco inicial a Questão Coimbrã (1865), quando se defrontam, de um lado, os jovens estudantes de Coimbra, atentos às novas idéias que vinham da França, Inglaterra e Alemanha e, de outro, os velhos românticos de Lisboa.
O Realismo foi inaugurado em 1881 no Brasil. Nesse ano duas obras se destacaram: O mulato, de Aluísio de Azevedo, e Memórias póstumas de Brás Cuba, de Machado de Assis.
CARACTERÍSTICAS DO REALISMO
- Objetivismo
- Racionalismo;
- Contemporâneo;
- Visão crítica ,denúncia;
- Infidelidade,adultério,amor ligado a interesses;
- Comportamento fraco,covarde e vil;
- Materialismo,cientificismo;
- Anticlerical;
- Herói problemático,cheio de fraquezas;
- Casamento-instituição falida;
- Mulher não idealizada ;
- Linguagem culta e direta;
- Descrição e adjetivação objetiva,captar o real;
O Realismo é uma denominação genérica de uma escola literária que abrange as seguintes tendências:
Romance realista – Narrativa voltada para a análise psicológica e que critica a sociedade e partir do comportamento de determinados personagens, em geral, capitalistas. O romance realista tem caráter documental, sendo o retrato de uma época.
Romance naturalista - Marcada pela vigorosa análise social a partir de grupos humanos marginalizados, em que se valoriza o coletivo. O naturalismo apresenta romances experimentais.
AUTORES:
Machado de Assis – Se destacou como romancista realista. Apesar de ter escrevido obras romancistas, como Ressurreição, A mão e a luva, Helena e Iaiá Garcia.
Obras realistas de Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
Aluísio de Azevedo – Escreveu alguns romances românticos, os quais chamou de “comerciais”, pois eram os que mais vendiam. Mas suas maiores obras foram os romances naturalistas, como O mulato, Casa de pensão e O cortiço.
Neoclassicismo/Idade Contemporânea
Neoclassicismo
O neoclassicismo é um movimento artístico que, a partir do final do século XVIII, reagiu ao barroco e ao rococó, e reviveu os princípios estéticos da antigüidade clássica, atingindo sua máxima expressão por volta de 1830. Não foi apenas um movimento artístico, mas cultural, refletindo as mudanças que ocorrem no período, marcada pela ascensão da burguesia. Essas mudanças estão relacionadas ao racionalismo de origem iluminista, a formação de uma cultura cosmopolita e profana;
A pregação da tolerância; a reação contra a aristocracia e a Revolução Industrial inglesa.
Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigüidade clássica, greco-romana.
No século XVIII, as rápidas e constantes mudanças acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais à mão: a equilibrada e democrática antigüidade clássica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir.
Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existente nas mais importantes capitais da Europa.
A pregação da tolerância; a reação contra a aristocracia e a Revolução Industrial inglesa.
Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigüidade clássica, greco-romana.
No século XVIII, as rápidas e constantes mudanças acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico. O melhor seria recorrer ao que estivesse mais à mão: a equilibrada e democrática antigüidade clássica. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos, pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir.
Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, as estátuas alegóricas e as pinturas de temas históricos. As encomendas já não vinham do clero e da nobreza, mas da alta burguesia, mecenas incondicionais da nova estética. A imagem das cidades mudou completamente. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada, ainda existente nas mais importantes capitais da Europa.
Está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental, em oposição ao estilo barroco.
A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais.
Para os neoclássicos, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna.
A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação na Antiguidade.
As características marcantes são o caráter ilustrativo e literário, marcados pelo formalismo e pela linearidade, poses escultóricas, com anatomia correta e exatidão nos contornos, temas dignos e clareza.
Principais nomes
François Rude
Lorenzo Bartolini
Bertel Thorvaldsen
William Wetmore Story
Obras relevantes:
Assinar:
Postagens (Atom)